‘Nun’. Uma letra em hebraico equivalente a letra ‘N’. So que em hebraico esta letra e escrita de forma diferente quando ela esta no fim de uma palavra. Dai ela e chamada ‘nun sofi’, um ‘nun final’.
Os nomes dos nossos meninos, Nathan e Ilan, terminam com o som ‘N’ e com um ‘nun final’.
E a segunda vez que eles vao para essa aula de baskete. O professor, Shmulik, manda as criancas baterem suas bolas individuais de varias formas. Batam a bola com a mao direita cento e cinquenta vezes, ao lado da perna direita. Depois batam a bola cento e cinquenta vezes com a mao esquerda, ao lado da perna esquerda. Depois batam a bola com a mao direita por baixo da perna esquerda, 150 vezes... – Ele pressupoe, incorretamente na minha opiniao, que todas essas criancas do primeiro ano primario sabem contar ate 150...
O Nathan e o nosso esportista. Ja faz anos que ele e muito bom com bola e em qualquer tipo de atividade fisica. O Ilan, por outro lado, so descobriu o prazer de jogar bola, tanto futebol como baskete, no ultimo meio ano. Mas ele nao tem o talento natural do Nathan.
O Ilan e, porem, uma pessoa muito concentrada e tem muito interesse em tudo. Quando ele descobriu numeros ele passava horas contando em voz alta e nos deixando loucos – ate 100, ate 1000... – Ontem ele me diz – nao e verdade que para escrever nove milhoes e so escrever nove e seis zeros? – Eu precisei pensar um minuto antes de poder confirmar a sua descoberta...
O Nathan bate a bola com facilidade. O seu corpo esta relaxado, seus movimentos sao faceis. Ele conta de cabeca. Se a conta esta exata ou nao, isso nao o preocupa. Ele vai parar ao chegar aos 150 ou quando todos pararem.
Mas o Ilan precisa de uma concentracao dupla. Bater a bola exige um esforco. Seu corpo esta rigido. Ele bate a bola alto demais, frequentemente perdendo o controle da bola e tendo de correr atras dela. Ele esta inclinado para a frente para ficar perto da bola e provavelmente suas costas vao lhe doer daqui a pouco. Ele mantem os olhos na bola o tempo todo.
E ele conta em voz alta com concentracao total. Cento e trinta e dois, cento e trinta e tres, cento e trinta e quatro... Ele leva tanto tempo para contar com precisao cada numero que acaba batendo a bola duas ou tres vezes para cada numero que ele conta! Quando ele chegar a 150 ele ja devera ter batido a bola umas 500 vezes!
O professor ainda nao conhece os nomes das criancas. Entao quando ele quer dar um elogio ao Ilan ele pergunta o seu nome.
As instrucoes foram que voce nunca deve parar de bater a bola, mesmo quando o professor fala com voce. Mesmo se voce perde controle da bola e ela cai, voce nao deve pega-la com as duas maos e sim encontrar um jeito de bater a bola e de coloca-la de volta em acao.
Entao quando o professor pergunta ao Ilan qual e o seu nome, o Ilan responde, batendo a bola e sem levantar a cabeca – ‘Ilan!’. – Mas o Shmulik nao ouviu direito e diz – muito bem, Ilai! – O Ilan, ainda sem levantar a cabeca, o corrige outra vez – e ‘Ilan’! Com um ‘nun sofi’! – O professor ainda nao ‘pega’ e o assunto morre por ai.
Mas quando alguns minutos depois ele diz ‘Ilai’ outra vez, e depois que o Ilan tenta corrigi-lo outra vez sem sucesso, o Nathan entra em acao. Batendo a bola, relaxado, ele anda para perto do professor e o chama, com a mesma calma que ele teria para chamar a um amigo na escola – Shmulik! – A voz de autoridade capta a atencao do professor! E dai o Nathan explica – o nome do meu irmao nao e ‘Ilai’. E ‘Ilan’, com um ‘nun sofi’!
Finalmente o professor entende! O Nathan, relaxado, com sua missao cumprida, volta pro seu lugar, sempre batendo a bola.
aba david, 19/09/10
אין תגובות:
הוסף רשומת תגובה